quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Resumo do livro O Caçador De Pipas

    O livro conta a história de dois amigos, que moravam no Afeganistão nos anos 60-01..., uma historia que envolve Honra, Amor, Culpa, Medo e Redenção.



CAÇADOR DE PIPAS

    O Afeganistão marcado pelas classes sociais, menosprezam os chamados Hazara o caso de Hassan o melhor amigo de Amir que é de classe nobre. Amir tinha alguns problemas com seu pai, pensava que ele não gostava por causa de ter matado sua mãe quando naçeu, gostava de ler, e empinar pipas com Hassan que ao contrario dele era analfabeto, mas muito sábio em suas palavras, Amir muitas vezes não o chamava para brincar com os outros amigos dele, mas quando iam em borra corria a ele para, empinarem pipas, e ler suas histórias para ele, Hassan o protegia e era leal a ele em uma lealdade impressionante.
    Em um campeonato de pipas, que Amir queria dar orgulho ao seu pai ganhando e trazendo a ultima pipa que era um trofél para o vencedor, Amir ganhou o campeonato e Hassan foi atrás da ultima pipa para ele " por você faria isso mais de mil vezes". Amir estava festejando com seu pai, quando percebeu que Hassan estava demorando muito, foi de atrás dele e já escuro de trás de um muro em um beco viu Hassan e a pipa, ele estava tentando a proteger-la de Assef e dois garotos que a queriam, eles atacarão Hassan e o estupraram, de traz do muro Amir completamente imóvel, com medo saiu crendo de la.
     Mais tarde Hassan apareceu todo sujo e sangrando, mas trazendo a pipa que tinha prometido, Amir o perguntou o que tinha acontecido. ele apenas o entregou a pipa e foi para casa, foram dias em que Hassan fazia os deveres da casa e ia para cama. Amir não aguentava mais o remorso e a culpa por não ter o ajudado e em seu quarto apenas  lia, lia e lia.
    Foi em seu aniversário que Amir não aguentou ver Hassan servir a Assef e armou para que Hassan e seu pai Ali fossem em borra. O pai de Amir não aceitava a hipótese de irem em borra, mas foram. por um bom tempo não ouviram mais noticias deles.  
    O tempo passou e as coisas foram mudando o Afeganistão ia sendo destruído com a guerra, e Amir com 18 anos e seu pai se mudaram para os EUA, Amir se formou em escritor, casou com Soraya que mais tarde se formou para professora. O pai de Amir adoeceu de câncer e morreu logo após do casamento.
    Amir recebeu uma noticia de um velho amigo de que ele deveria voltar ao Afeganistão que ele queria conversar com ele. então se despediu de sua mulher e foi, conversando com o velho amigo doente lhe contou que Hassan era seu irmão, e que tinha casado e tinha um filho que chamavam de Shorab, alem de contar de que Hassan e sua esposa tinham sido mortos pelo Talibã (líder político), e ele tinha que ir resgatar o menino do orfanato.
      No orfanato soube que o menino foi comprado pelo Talibã, foi atrás deles e ao falar com um deles percebeu que quem tinha comprado o menino era Assef, que proporcionou que quem sai-se vivo de uma briga levaria o menino, Amir ficou todo quebrado, mas saio com o menino que tinha arrancado o olho de Assef com um objeto atirado pelo seu estilingue. Amir depois de se curar dos ferimentos foi atrás da adoção do menino para levar-lo para os EUA, não foi fácil mais conseguirão levar-lo.
     Soraya e sua familia ficaram admiradas com o menino, que não era de falar muito, ficava só na dele. O Afeganistão foi libertado dos Talibã e Amir e sua familia voltaram para lá, e abriram hospitais ao auxilio da população. Foi ali que tentariam conquistar o menino a primeira foi correr atrás de pipas, apenas correr.
  
Livro escrito por Khaled Hosseini.
Resumo adaptado. Leia o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário